Por Marcos Wanderley
O Seminário, aconteceu na UNB, em Brasília, e reuniu técnicos-administrativos que atuam na área de segurança nas Universidades e Institutos Federais de todo País.
O evento teve como objetivo debater a realidade da Segurança nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) e das Instituições de Educação Básica Técnico e Tecnológico (EBTTs), abordando as transformações no setor, o uso de novas tecnologias e o intercâmbio de experiências e vivências.
A principal reivindicação do setor é a realização urgente de concurso público para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de Segurança. O cargo de vigilante foi colocado em extinção no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 9.632, de 7 de maio de 1998, o que levou a um avanço na terceirização da atividade nas instituições federais, a precarização das condições de trabalho e a falta de valorização dos trabalhadores.
O evento contou com debates, grupos de trabalho e atividades formativas.
O Seminário teve como ponto alto a Audiência Pública na Câmara dos Deputados, no dia 07/10, conduzido pela Deputada Sâmia Bonfim, e teve como tema Concurso Público para a área de Segurança nas Universidades e Institutos Federais. O evento contou também com a participação na mesa de debates de grandes nomes de especialistas nas áreas de Segurança Pública, das Universidades Públicas, de Carreira da CNSC e de Políticas Sociais, como: A Profa. Suzana Durão – UNICAMP, Ana Paula Pinto – SUSP/MJ, Armando Nascimento – UFPE, Marcelo Rosa – CNSC, Deputada Érika Kokay – PT/DF, Prof. José Geraldo – UNB e o Deputado Leonel Guterres – PT/RS.
Na plenária final, foi aprovada a Universidade Federal do Piauí – UFPI, como sede do XXXII Seminário Nacional.
NOTAS DE AGRADECIMENTOS:
À delegação da UFPE agradece ao SINTUFEPE, @sindsep.pe e o @sindsprevpe por proporcionarem o envio dos Servidores TAEs Vigilantes para participarem do Seminário na UNB.
À comissão organizadora local, a @fasubrasindical e o @sinasefe pela realização do Seminário.
